 
            O ambiente mundial está impregnado de múltiplas crises, associadas a profundas mudanças nas diversas dimensões da vida social, e a humanidade busca se reposicionar frente a elas. A crise ambiental é, certamente, a mais grave e seu aprofundamento, evidenciado por eventos extremos dos quais resultam muitas mortes, requer ações urgentes.
Nesse contexto, inciativas para mudar o padrão de geração de energia e os padrões produtivos que organizam a economia têm se imposto e avançado. O Brasil, embora experimente graves problemas ambientais, é, ao mesmo tempo, detentor de numerosos trunfos para se situar entre os líderes da transição rumo ao um novo padrão de relação sociedade x natureza. Detentor de uma matriz energética onde as fontes renováveis já são majoritárias, tem amplo potencial para avançar nesta direção.
E a região Nordeste, é, neste campo, a principal protagonista. Considerando este cenário, o Instituto Clima e Sociedade – ICS, que se dedica a apoiar a construção de um modelo de desenvolvimento socialmente inclusivo e ambientalmente sustentável, mobilizou a CEPLAN – empresa de consultoria brasileira com profundo conhecimento da realidade nordestina – para realizar estudo, apoiado no conceito de Powershoring, capaz de identificar oportunidades, ameaças e desafios para que esta região se torne protagonista neste contexto.
Análise documental e entrevistas com especialistas iluminaram o resultado desta iniciativa, cujo resultado é, aqui, apresentado.
 
            Este relatório celebra dez anos de um empreendimento de sucesso que se instalou na porção norte da zona da mata pernambucana, território que tinha se dedicado, desde o século XVII, principalmente à monocultura da cana-de-açúcar.
 
            Projeto desenvolvido pela Ceplan para a Secretaria de Meio Ambiente de Pernambuco
 
            Material utilizado no evento para a Apesce
 
            A Amcham Recife elaborou, com base em discussões de seus comitês estratégicos, propostas em políticas públicas para o próximo ciclo do governo do Estado de Pernambuco. As propostas são também coerentes e alinhadas com os objetivos do documento da Amcham Brasil de Eleições 2022, que busca um Brasil mais competitivo.
 
            Dividido em duas partes, na primeira o livro apresenta uma reedição do Estudo sobre desenvolvimento e implantação de indústrias, interessando a Pernambuco e ao Nordeste, de Louis-Joseph Lebret. Na segunda parte, prefaciada pelo economista Roberto Cavalcanti de Albuquerque, nove especialistas em diversas áreas, da economia, arquitetura, sociologia, história e ciência política, à luz de cada um desses domínios, abordam vários aspectos do pensamento de Lebret para fazer um balanço de sua contribuição ao desenvolvimento urbano, econômico e social no Estado e na Região.
 
            Elaborado em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), o livro, cujo conteúdo se distribui em sete capítulos, faz uma abordagem histórica da indústria, e de sua importância para a economia sergipana, na qual se sobressaem aspectos, tais como a distribuição regional e setorial da indústria. Nos dois últimos capítulos destacam-se as oportunidades e potencialidades das cadeias produtivas estaduais, análise feita a partir de discussão sobre condicionantes futuros e desafios para a economia de Sergipe.
 
            Estudo realizado para e com patrocínio da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE). Explora os fatores de dinamismo da economia de Pernambuco, o quadro recente da indústria do Estado, as principais constatações do diagnóstico da situação da indústria e os fundamentos da política industrial. A abordagem feita considera o problema sob duas dimensões: a dimensão setorial e a transversal da política. No último capítulo, é feita uma proposta preliminar de modelo de gestão da política industrial
 
            Elaborado em parceria com a Macroplan. Patrocinado pelo Governo de Pernambuco e o Movimento Brasil Competitivo (MBC). O Plano firma-se num diagnóstico “o ponto de partida” e numa visão das possibilidades e aspirações para alcançar objetivos e metas até 2035 com base num conjunto de realizações que considera aspectos fundamentais como educação, instituições de qualidade, qualidade de vida, prosperidade e coesão social
 
            O livro apresenta uma coletânea de temas sobre o desenvolvimento da economia do Estado no início do século XXI. A abordagem encerra uma variada gama de aspectos: crescimento e crise nos anos 2000, em linha com a economia nacional, e aspectos mais específicos tais como comércio internacional, educação, inovação, gestão e mercado de trabalho, situação fiscal, e vulnerabilidade social.
 
            Estudo elaborado para a Fecomércio-PE, cujo objeto é o de avaliar em que medida as empresas de comércio e serviços de Goiana e municípios do litoral norte estão preparadas para atender as novas demandas direta e indiretamente criadas por empreendimentos industriais recém implantados na região. Em segundo lugar, conceber e implementar políticas voltadas para promoção do desenvolvimento das atividades do comércio de bens, serviços e turismo no território de Goiana e municípios da região.
 
                    Ceplan - Política de Privacidade
                    
                    Esta política estabelece como ocorre o tratamento dos dados pessoais dos visitantes dos sites dos
                    projetos
                    gerenciados pela Ceplan.
                    
                    As informações coletadas de usuários ao preencher formulários inclusos neste site serão utilizadas
                    apenas para
                    fins de comunicação de nossas ações.
                    
                    O presente site utiliza a tecnologia de cookies, através dos quais não é possível identificar
                    diretamente o
                    usuário. Entretanto, a partir deles é possível saber informações mais generalizadas, como
                    geolocalização,
                    navegador utilizado e se o acesso é por desktop ou mobile, além de identificar outras informações
                    sobre
                    hábitos de navegação.
                    
                    O usuário tem direito a obter, em relação aos dados tratados pelo nosso site, a qualquer momento, a
                    confirmação do armazenamento desses dados.
                    
                    O consentimento do usuário titular dos dados será fornecido através do próprio site e seus
                    formulários
                    preenchidos.
                    
                    De acordo com os termos estabelecidos nesta política, a Ceplan não divulgará dados
                    pessoais.
                    
                    Com o objetivo de garantir maior proteção das informações pessoais que estão no banco de dados, a
                    Ceplan
                    implementa medidas contra ameaças físicas e técnicas, a fim de proteger todas as
                    informações pessoais para evitar uso e divulgação não autorizados.